quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013




O livro didático tem suma importância para o processo de aprendizagem no desenvolvimento do ser humano como aluno. Ele é fundamental para a formação das estratégias de ensino, pois norteia o caminho a ser  traçado pelo educador. 
O Brasil já trata a questão como política pública através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O programa foi criado em 1985, e tem  como objetivo à distribuição de obras didáticas aos estudantes da rede pública de ensino brasileira.  
Os investimentos em livros didáticos a cada ano têm aumentado, em 2005 foram distribuídos 110.643.113  livros didáticos para o ensino fundamental das escolas públicas de todo o país, beneficiando 31 milhões de estudantes. Agora em 2011, foram mais de 135,6 milhões de livros adquiridos pelo PNLD, que investiu 880,2 milhões de reais. Isso faz com que o programa se torne o maior em aquisição de livros no mundo.   
Sendo um instrumento de apoio e que auxilia a maior  parte dos alunos, vamos valorizar o livro didático, é com  ele que descobrimos caminhos e aprendemos lições para o resto da vida.  
 

Fonte: http://www.prolivro.org.br/ipl/publier4.0/texto.asp?id=2247

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013


Cultura Afro-Brasileira e comédia

Temos diversos comediantes na cultura afro-brasileira. Um deles foi o Augusto Temístocles da Silva Costa, mais conhecido como Tião Macalé, (Rio de Janeiro, 17 de dezembro de 1926  São José do Rio Preto, 26 de outubro de 1993) foi um humorista brasileiro, célebre por suas participações no programa Os Trapalhões. Com sotaque característico, era conhecido pelo bordão "Ih, Nojento, tcham!".

Outro grande artista foi Antônio Carlos Bernardes Gomes, que nasceu no Rio de Janeiro, no dia 7 de abril de 1941 — e faleceu no Estado de São Paulo, no dia 29 de julho de 1994. Foi músico, Humorista ator e comediante. Como músico foi membro do grupo de samba "Os Originais do Samba" e como humorista, do grupo Os Trapalhões

Qual outro (a) comediante afro-brasileiro que você conhece???

sábado, 2 de fevereiro de 2013

A AfroRio Chegou!!!



Pessoal, neste carnaval estaremos com o Bloco AfroRio Custou Mas Saiu, desfilando no Bairro da Freguesia, em Jacarepaguá numa grande festa conjunta! Esperamos que todos compareçam lá. Curtam nossa fanpage do bloco no Facebook e fique por dentro do que está acontecendo neste carnaval por aqui. 

AFRORIO CUSTOU MAS SAIU!
Data: 12/02/2013
Bairro: Freguesia
Percurso: A concentração será feita na estrada velha de Jacarepaguá, na altura do largo da freguesia, Rua Tirol, Rua Comandante Rubem Silva e Estrada dos Três Rios até o encontro com a Avenida Geremário Dantas.
Início: 17:00


Fanpage no Facebook: https://www.facebook.com/BlocoAfrorio
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/531690943519074/

sábado, 1 de dezembro de 2012

Grupo AfroRio esteve no Evento Superação, no Instituto Beleza Natural

Superação
A equipe do Centro Cultural AfroRio esteve na sede do Instituto Beleza Natural, localizado na Freguesia, no bairro de Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, no dia 27/11, pois fomos convidados a levar música e alegria ao evento motivacional de clientes e funcionárias intitulado "Superação".

Evento Superação

Todos presentes ao evento curtiram, dançaram e cantaram ao som de muito samba e pagode que o Grupo AfroRio proporcionou.

Muito Samba e Pagode





segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Carta de Agradecimento


À Produção e Parceiros do Evento Viva Zumbi.

Nós do Centro Cultural AfroRio viemos através desta posicionar nossos sinceros agradecimentos aos produtores e parceiros do evento Viva Zumbi, por nos convidar para participar dessa grande festa em prol da Consciência Negra, no qual pudemos expor nossos trabalhos, promovendo, assim, ainda mais a cultura afro-brasileira e suas ramificações no município de Niterói.
Apesar de estarmos pouco preparados logisticamente naquele momento para mostrar todo o nosso potencial, pois a confirmação de nossa ida se deu com pouca antecedência, a proposta desta comunicação também diz respeito a todos os esforços produzidos para apresentar o melhor ao público presente, dentro das possibilidades e circunstâncias, tanto de nós do Centro Cultural, quanto de vocês, equipe de produção e parceiros.
Ficamos lisonjeados com o tratamento solícito e o espaço disponibilizado. Estamos enviando nossos contatos lembrando que estamos disponíveis para trocarmos informações, experiências, apoios, etc. começando, assim, uma parceria, em prol da cultura afro-brasileira.
Atenciosamente:
Equipe do Centro Cultural AfroRio
Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2012


CNPJ: 11.697.918/0001-58
Rua Itamarati, 334. CEP: 21350-050
Cascadura – Rio de Janeiro
Telefones: (21) 3359-9264 / 3369-7883
E-mail: afrorioong@hotmail.com
WWW.afrorioong.wix.com/afrorio

Aconteceu, dia 24/11 na sede do Centro Cultural AfroRio, o Evento Valeu Zumbi, em razão do mês da Consciência Negra. 








Estiveram presentes os grupos: Reconca Rio, Oficinas Culturais Afrorio, Verarte de São Gonçalo, Grupo de samba Amigos de Jacarepaguá e Grupo Sarabatuque. Além das apresentações culturais tivemos a presença da Empresa Beleza Natural, que promoveu o tratamento de cabelos gratuitamente e o sorteio de brindes, tornando nossa festa ainda mais interessante para o público. Os moradores das comunidades de Cascadura e os demais visitantes gostaram do evento e do Centro Cultural AfroRio.

Reconca Rio

Apresentação das Oficinas Culturais AfroRio



Público curtindo o grupo de samba de Jacarepaguá


Grupo Sarabatuque


Tratamento de Cabelo gratuito oferecido pelo Instituto Beleza Natural

Agradecemos às pessoas presentes, todos os parceiros, as comunidades adjacentes do bairro de Cascadura, e a todos que não puderam comparecer, mas nos ajudaram a divulgar ainda mais a cultura Afro-Brasileira. Zumbi representou a esperança de todos nós por uma vida melhor. Valeu Zumbi!


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Ontem, 21/11, a Equipe do Centro Cultural AfroRio esteve presente na sede da rádio Metropolitana 1060 AM, participando do quadro "Papo-Cabeça", apresentado pelo Babalorixá Márcio de Jagun. Nós falamos um pouco sobre o Evento Valeu Zumbi, que acontecerá neste sábado, dia 24 de  novembro e sobre as atividades culturais e sociais do Centro Cultural AfroRio.



Nós do Centro cultural AfroRio agradecemos a toda família ORI, a equipe da rádio Metropolitana 1090 AM, os seus ouvintes do Rio e Grande Rio, da Internet em todo o mundo. Foi um grande encontro em prol da cultura afro-brasileira.